quinta-feira, 26 de maio de 2011

Remoção de mancha na madeira




Madeiras em geral, são mais fáceis de lidar, mas podem ser tão sujeitas as manchas quanto o mármore. Existem alguns produtos à base de ácido etonodióico que podem ser aplicados puros para clarear tanto pedras como concreto e até madeira, devolvendo sua cor natural. Para limpar fungos e algas manchas de cimento em madeiras não são removíveis.


Para a limpeza pós-obra da madeira já resinada não são usados métodos abrasivos. Alguns produtos, como os à base de limoneno (extraído de frutas) ou os removedores a seco (butanol propano) são bons para remover sujeiras endurecidas.
Os limpadores de pisos de madeira são detergentes específicos para esse tipo de assoalho, oferecidos pelos próprios fabricantes das resinas, e podem ser utilizados tanto pós-obra quanto na manutenção diária. Uma dica de limpeza bem interessante para quem tem móveis de madeira com manchas como as provocadas por copos úmidos, liquido que caiu e não foi limpo na hora e acabou manchando ou até mesmo urina de animais de estimação.
Basta aplicar com um pano limpo e macio uma camada de óleo de peroba, desses vendidos em supermercados. Esse produto entra nos veios da madeira e restaura sua cor origina. Depois de seco é só passar novamente sua cera preferida e a mancha vai embora de vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário